STC participa da solenidade de posse de auditores da Controladoria-Geral do Município de São Luís

O secretário de Estado de Transparência e Controle, Rodrigo Lago, representou o Governo do Maranhão na solenidade de posse de 10 novos auditores de controle interno do município de São Luís. O evento aconteceu na Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís.

A posse dos auditores visa fortalecer a política de transparência no Estado do Maranhão. Entre as medidas adotadas pela Prefeitura de São Luís nesse rumo, destaca-se a reestruturação do Portal da Transparência, seguindo os critérios determinados pela Lei de Acesso à Informação, trabalho que levou São Luís a obter a segunda maior nota entre as capitais brasileiras no aspecto transparência entre todas as demais capitais brasileiras, na Escala Brasil Transparente, avaliada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). “Um avanço significativo se analisarmos que, na edição anterior, São Luís sequer havia pontuado e ocupava a última colocação entre as cidades avaliadas”, pontuou o prefeito Edivaldo Holanda.

“A reformulação do Sistema de Controle Interno do Município de São Luís e a posse de novos auditores concursados representa mais um grande avanço na prevenção e combate à corrupção, garantindo a transparência na gestão municipal”, destacou o Secretário de Transparência do Estado, Rodrigo Lago.

Segundo o controlador-geral do Município, Jackson dos Santos Castro, a posse dos novos auditores marca uma etapa no desenvolvimento do controle e da auditoria interna no município. “Não há dúvidas de que, a partir de 2013, ainda na primeira gestão do prefeito Edivaldo, houve uma elevação no seu grau de importância e notório reconhecimento ao trabalho executado pela CGM”, disse.

Participaram ainda da solenidade de posse o vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro; o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Maranhão, Alexandre José Caminha; o superintendente da Controladoria-Regional da União no Maranhão, Francisco Alves Moreira; o secretário municipal da Fazenda, Délcio Rodrigues e o auditor de Controle Interno, Carlos Coaracy, que representou a Associação de Controle Interno.

Solenidade de posse dos auditores dos auditores de controle interno da CGM.

Solenidade de posse dos auditores de controle interno da CGM.

Parceria interinstitucional

Em janeiro deste ano, o secretário Rodrigo Lago recebeu visita do controlador-geral do Município de São Luís, Jackson dos Santos Castro, para estabelecer parcerias institucionais entre a Controladoria-Geral do Município (CGM) e a Transparência do Governo do Maranhão. Uma das metas dessa parceria é a promoção de cursos de capacitação para os novos auditores da CGM.

Av. Carlos Cunha, s/n Edifício Nagib Haickel
CEP: 65.076-820