Transparência capacita auditores sociais pelo projeto Mais Controle Social em Chapadinha

Na manhã de quinta-feira (24), alunos e professores do Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos, em Chapadinha receberam formação sobre acesso à informação, controle social e mecanismos de transparência disponibilizados pelo Governo do Maranhão. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC), por meio da equipe da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/STC), que tem percorrido o interior do Maranhão para apresentar o projeto Mais Controle Social.

Os assessores Ivo Correia e Alberto Trabulsi apresentaram e coordenaram as atividades do projeto que visa estabelecer diálogo com a sociedade sobre transparência e controle, especialmente para fomentar a divulgação, o debate e o diálogo a respeito das ferramentas de cidadania à disposição do cidadão maranhense.

O objetivo da reunião foi o compartilhamento de informações sobre as ferramentas implantadas pelo Governo do Maranhão que permitem a transparência, o controle social e a participação popular no aperfeiçoamento e controle da gestão pública, facilitando o estabelecimento de uma comunicação de duas vias com o cidadão maranhense.

A gestora da escola destacou a proximidade entre cidadãos e administração pública. “Essa ação da Transparência foi importante para a nossa comunidade, pois tivemos esclarecimentos e pudemos entender que não estamos distantes do Governo”, explicou. “Através da Ouvidoria e do portal da Transparência nós garantimos essa proximidade”, completou.

“Visitamos quase 30 municípios do Maranhão apresentando nossa política de Transparência e Controle com o objetivo de dialogar com todos os maranhenses para construir serviços e políticas públicas para fazer mais e melhor pelo Maranhão”, explicou Marcos Caminha, ouvidor-geral do Estado. “Em Chapadinha, conversamos com a comunidade escolar para fortalecer a Educação do Governo do Maranhão”, detalhou.

Em Chapadinha, a atividade reuniu 30 pessoas, entre professores e alunos, que foram capacitadas como auditores sociais e que serão multiplicadores do projeto. Além de escolas, o Mais Controle Social tem sido desenvolvido em outros setores organizados da sociedade, tais como: movimentos sociais, associações, sindicatos, conselhos de classe e profissionais em todo o Maranhão.

professores do Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos recebendo capacitação da Transparência.

Professores do Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos recebendo capacitação da Transparência.

Acesso rápido

Contatos

contatos

Av. Carlos Cunha, s/n Edifício Nagib Haickel
CEP: 65.076-820
São Luís - MA

Fones:
(98) 98403-2259

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map