Em reunião, órgãos de controle discutem parceria em eventos e formato de audiências públicas

A Transparência do Governo do Maranhão esteve presente na reunião representada pelo secretário Rodrigo Lago e o ouvidor-geral Marcos Caminha

A Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) participou na manhã desta terça-feira (29) de reunião da Rede de Controle e Gestão Pública do Maranhão, que teve como pauta a apresentação do projeto para Dia Internacional Contra a Corrupção, além da avaliação das audiências públicas realizadas pela Rede no interior do estado.

A reunião foi aberta pelo diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do Ministério Público do Maranhão (MP/MA), Marco Antônio Amorim, que fez a apresentação do projeto de evento para a comemoração do Dia Internacional Contra a Corrupção que acontecerá em dezembro deste ano. Além do promotor Marco Amorim, estão na comissão de organização da ação o ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha, o auditor Wellington Rezende (CGU/MA) e a servidora Karla Abdalla (TRE/MA).

Em seguida, os membros da Rede de Controle fizeram uma rápida avaliação da última edição da Audiência Pública de Controle Social e Cidadania, que aconteceu no município de Chapadinha.

“Este ano a Rede de Controle tem trabalhado na formação dos auditores sociais. No primeiro semestre fizemos seis audiências públicas formando centenas de auditores sociais”, informou o promotor Marcos Amorim. “No segundo semestre fizemos duas, em Vargem Grande e em Chapadinha. Em médio e longo prazo teremos mais controladores da coisa pública espalhados pelo nosso estado”, completou.

“A atuação em rede dos órgãos de controle tem revelado excelentes resultados contra a corrupção, seja na formação dos auditores sociais, seja no compartilhamento de dados e inteligência”, destacou o secretário de Transparência, Rodrigo Lago.

Além da Transparência do Governo do Maranhão, participaram da reunião o secretário de controle externo do TCU, Alexandre José Caminha Walraven; o chefe da CGU/MA, Francisco Moreira; o presidente do TCE/MA, Caldas Furtado, o controlador-geral do Município de São Luís, Jackson dos Santos Castro; e representantes da SEFAZ/MA, AMPEM, AGU/MA, Ministério Público de Contas, Secretaria de Segurança Pública, Abin/MA, CJU/MA, Seaud/Denasus e TRE/MA.

A reunião aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

Av. Carlos Cunha, s/n Edifício Nagib Haickel
CEP: 65.076-820