Responsabilização administrativa é tema de capacitação promovida pela STC

Para aprimorar a gestão pública e os servidores que atuam no controle interno, em atendimento aos princípios administrativos da eficiência, a Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) promoveu, nos dias 13 e 14, capacitação na temática da responsabilização administrativa de agentes públicos e privados perante os Tribunais de Contas. A capacitação foi realizada no “plenarinho” da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

O curso foi ministrado pelo professor Odilon Cavallari de Oliveira, advogado e auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Em suas aulas, Cavallari trabalhou os módulos responsabilidade do agente público, conduta do TCU na apuração, na isenção e na individualização de responsabilidade. Além disso, a capacitação contemplou estudos de casos julgados pelo TCU.

O público principal da capacitação foram os servidores da STC, dentre membros da auditoria e da corregedoria, além de membros da área da execução. Mas, buscando garantir eficiência a toda Administração Pública, e cumprindo sua missão institucional de prestar assistência a outros órgãos públicos, também foram disponibilizadas vagas para outras secretarias.

Ao todo, 50 servidores estaduais participaram da capacitação.

Ao todo, 50 servidores estaduais participaram da capacitação.

Ao todo, 50 servidores estaduais das secretarias de Transparência, Educação, empregados da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), e servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) e da Controladoria-Geral do Município de São Luís (CGM) participaram da capacitação.

“Para prestar um serviço público eficiente precisamos capacitar continuamente nossos servidores”, explicou a secretária adjunta de Administração e Finanças da STC, Adaltina Venâncio de Queiroga. “Oferecendo essa capacitação na modalidade in company, qualificamos o quadro técnico tanto da STC como de diversos órgãos, o que é uma atribuição do nosso órgão, e dessa forma ampliamos a rede de multiplicadores dessa temática em todo o Governo do Maranhão”, concluiu.

Acesso rápido

Contatos

contatos

Av. Carlos Cunha, s/n Edifício Nagib Haickel
CEP: 65.076-820
São Luís - MA

Fones:
(98) 98403-2259

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map