Secretário Rodrigo Lago fala sobre transparência pública e ouvidoria em palestra magna na UFMA

Na noite desta quinta-feira (21), o secretário de Estado de Transparência e Controle, Rodrigo Lago, proferiu palestra magna sobre transparência pública e ouvidoria no lançamento dos cursos de Gestão em Saúde e Gestão Pública da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na oportunidade, o secretário representou o governador Flávio Dino.

Rodrigo Lago iniciou sua apresentação fazendo uma alusão entre o direito divino dos reis nas teocracias e o poder do cidadão nas democracias para explicar a importância da transparência e da ouvidoria para a boa aplicação dos recursos públicos. O secretário também fez um apanhado histórico das origens da transparência no âmbito internacional, citando normas da Suécia de 1766 e dos Estados Unidos da América de 1966, e nacional, como Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Acesso à Informação e a mais recente Lei de Proteção e Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.

“Como permitir que a população participe da gestão se ela não tiver acesso às informações?”, questionou o secretário, que também explicou detalhes do funcionamento das ouvidorias públicas, em especial a Ouvidoria-Geral do Estado, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC). “Na transparência ativa, nos portais da transparência, o cidadão tem acesso à informação, e com dados públicos em mãos, ele pode acessar canais de ouvidoria e dialogar com a gestão pública”, explicou.

Também esteve presente no evento o secretário adjunto de saúde, Luciano Mamede, que, em sua fala, destacou a importância da formação dos gestores para a boa aplicação dos recursos públicos. “Aplicar o conhecimento em prol da sociedade é de fundamental importância para o desenvolvimento do Maranhão”, comentou.

“Organizar um curso não é coisa tão simples”, explicou a reitora Nair Portela, chamando atenção para os desafios da gestão da universidade em um ano de grandes cortes no orçamento. “O conhecimento é a moeda que gira o mundo. Hoje, os países desenvolvidos colhem os frutos do investimento maciço em educação. Nós, para chegar a esse nível, precisamos investir em educação”, completou.

Os cursos serão oferecidos na modalidade à distância e terão início no dia 5 de fevereiro de 2018. Estiveram presentes na solenidade cerca de 50 pessoas entre professores, alunos, pró-reitores e coordenadores, além do presidente da União Nacional dos Ex-Prefeitos e Representações Previdenciárias de Municípios e UF do Brasil (UNEPP), Raimundo Filho, e representante da Fundação Sousandrade.

Na oportunidade, o secretário representou o governador Flávio Dino.

Av. Carlos Cunha, s/n Edifício Nagib Haickel. São Luís - MA
CEP: 65.076-820.