Projeto ‘Conversando com a Escola’ visita a comunidade escolar do Centro de Ensino Rio Grande do Norte

As atividades do projeto ‘Conversando com a Escola’ foram retomadas na manhã desta quarta-feira (28) com equipes da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) visitando a comunidade escolar do Centro de Ensino Rio Grande do Norte, no bairro Radional, em São Luís.

Como vem acontecendo desde 2016, o projeto promoveu uma roda de conversa que teve o objetivo de incitar a participação da comunidade escolar na gestão e estimular a formação cidadão dos estudantes da rede pública estadual. A ideia é sair do campo da escuta por telefone ou e-mail e viabilizar uma escuta mais próxima e qualificada da comunidade escolar, para avaliação dos serviços e de políticas públicas educacionais e, ao mesmo tempo, proporciona aos gestores informações gerenciais para intervenções sistêmicas na administração pública.

No C. E. Rio Grande do Norte, a conversa girou, num primeiro momento, em torno das pequenas corrupções na palestra “Trapacear não é brincadeira” proferida pelo secretário adjunto de Transparência, Steferson Ferreira. Em sua apresentação, o adjunto buscou dar exemplos próximos aos que os estudantes observam e praticam em seus cotidianos como furar fila, estacionar na vaga de idoso, fraudar carteira de estudante.

Nas palestras, alunos tiveram instruções quanto aos mecanismos de controle social e formas de combate às pequenas corrupções.

Nas palestras, alunos tiveram instruções quanto aos mecanismos de controle social e formas de combate às pequenas corrupções.

Em seguida, o ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha, direcionou a discussão para as ferramentas de transparência pública, com foco especial para o sistema de ouvidorias, o e-OUV. “Recomeçamos a agenda do projeto Conversando com a Escola, mas com o mesmo objetivo: convidar alunos, pais, professores e gestores a contribuírem com a política de educação do Governo do Maranhão”, explicou o ouvidor-geral.

A equipe da SEDUC encerrou as atividades na escola ouvindo as demandas dos alunos e falando do trabalho desenvolvido junto à comunidade, com o propósito de ser um canal de aproximação entre escolas e a gestão pública.

Equipes da STC e SEDUC estiveram presentes no C. E. Rio Grande do Norte.

Equipes da STC e SEDUC estiveram presentes no C. E. Rio Grande do Norte.

Projeto premiado

No último dia 22 de fevereiro, o projeto ‘Conversando com a Escola’ foi premiado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) no I Concurso de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias. O concurso teve por objetivo estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todo o país, com destaque para a inovação e efetividade no aprimoramento da participação social e na melhoria da gestão.

O projeto já havia sido reconhecido no âmbito estadual pela Secretaria de Transparência e Controle (STC) no Prêmio Boas Práticas de Ouvidoria, realizado durante o I Seminário da Rede de Ouvidorias do Estado do Maranhão, em novembro de 2017.

Acesso Rápido

Contatos

contatos

Av. Carlos Cunha, s/n Edifício Nagib Haickel. São Luís - MA
CEP: 65.076-820.

Fones:
Gabinete: (98) 98403-2259
Ouvidoria-Geral: (98) 98405-2089

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map