Transparência reúne ouvidores do Poder Executivo Estadual em encontro anual na EMSERH

A Transparência do Governo do Maranhão, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/STC), reuniu na tarde desta quarta-feira (21) os ouvidores do Poder Executivo Estadual para promover a integração e troca de experiências entre a rede de Ouvidorias do Maranhão, além de discutir as diretrizes de atuação das ouvidorias no ano de 2018. O evento este ano aconteceu na sede da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Além dos ouvidores de Estado e do ouvidor-geral, Marcos Caminha, também participaram da reunião o presidente da EMSERH, Vanderley Ramos, e o secretário adjunto de Transparência, Steferson Ferreira.

Da esq. para a dir., Marcos Caminha, Vanderley Ramos, Jeovane dos Santos e Steferson Ferreira.

Da esq. para a dir., Marcos Caminha, Vanderley Ramos, Jeovane dos Santos e Steferson Ferreira.

Para o presidente da EMSERH, o evento foi uma oportunidade para a empresa mostrar seu compromisso com a transparência na execução dos serviços públicos. “Sediar essa reunião dos ouvidores mostra o engajamento quanto à execução dos serviços públicos, da despesa pública, mas acima de tudo traz um momento de troca de experiências entre todos os ouvidores do Estado do Maranhão”, comentou Vanderley Ramos.

O ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha, falou do diálogo que as ouvidorias têm estabelecido com a população destacando os números significativos registrados pelos canais de ouvidoria e acesso à informação. “Nós acabamos de atingir a marca de 4 mil pedidos de acesso à informação recebidos e 20 mil manifestações na Ouvidoria, ou seja, nós temos de fato dialogado com a população do Maranhão, por isso nós reunimos todos os ouvidores aqui hoje: para comemorar e para estabelecer metas para 2018”.

Marcos Caminha, ouvidor-geral do Estado, apresentando as metas para 2018.

Marcos Caminha, ouvidor-geral do Estado, apresentando as metas para 2018.

O secretário adjunto de Transparência, Steferson Ferreira, comentou acerca dos investimentos do Estado em transparência. “Graças aos investimentos do Governo do Maranhão em transparência os cidadãos estão tendo mais acesso às informações, mais conhecimento de como a administração pública está aplicando os recursos e, pelos canais de ouvidoria, o Estado tem estabelecido diálogo com o cidadão para saber as principais demandas”, explicou.

A Ouvidoria pública da EMSERH foi implantada em março de 2016 e é um canal de diálogo entre o consumidor/cidadão e a empresa/órgão público, em que é possível apresentar manifestações, sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. Com as manifestações dos usuários, a Ouvidoria recebe, analisa, orienta e encaminha as questões às áreas responsáveis para que sejam feitas a apuração e solução dos casos.

Cerca de 30 ouvidores participaram da reunião.

Cerca de 30 ouvidores participaram da reunião.

ASCOM/STC com informações da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares.

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