Transparência participa da 26ª Reunião Técnica do CONACI em Pernambuco

A Transparência do Governo do Maranhão esteve presente na 26ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) e no Seminário ‘Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumento de Governança’. Os eventos aconteceram em Recife nos dias 12 e 13 deste mês e contaram com representantes de diferentes estados brasileiros. A Transparência foi representada pelo auditor-geral do Estado, Paulo Bello, e pelo ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha.

Na manhã da quinta-feira (12), no auditório do Teatro Beberibe, os participantes puderam assistir ao seminário Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumento de Governança. As boas-vindas aos presentes foram dadas pelo presidente do CONACI e auditor-geral do Estado do Rio Grande do Sul, Álvaro Fakredin, pelo secretário da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco, Ruy Bezerra, e pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio.

Com uma ampla programação, o seminário contou com cinco palestras. A primeira foi ministrada pela professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Rossana Guerra, com o tema ‘Gestão de riscos e controle interno como instrumento de governança: os desafios do amanhã, hoje’.

Em seguida, falando sobre a importância da gestão de riscos para a melhoria da governança, foi a vez do coordenador de Harmonização do Controle Interno da Secretaria de Controle e Transparência do Espírito Santo (SECONT/ES), Dênis Prates. A controladora adjunta da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CG/DF), Liane Angoti, falou sobre ‘Gestão de controles internos – COSO e as 3 linhas de defesa’.

A programação teve continuidade com a palestra sobre implantação da 2ª linha de defesa em Pernambuco, ministrada pelo secretário-executivo da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE/PE), Caio Mulatinho. Finalizando o seminário, o controlador-geral do Município de Recife, Rafael Figueiredo, palestrou sobre o papel do controle interno na qualidade da gestão pública.

O auditor-geral do Estado, Paulo Bello, comentou sobre a importância da participação da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) nas reuniões técnicas. “A Secretaria de Transparência do Maranhão tem participado de todas as reuniões do CONACI com o objetivo de atualizar conhecimento para melhorar a eficiência na administração pública, especialmente na prevenção e no combate à corrupção. Estamos consolidando estratégias para que o controle interno contribua para um Brasil melhor e mais justo”, explicou Paulo Bello.

Para o presidente do CONACI, Álvaro Fakredin, os encontros são grandes oportunidades de compartilhar informações e metodologias, universalizando práticas de prevenção e combate a fraudes na gestão pública. “Os órgãos de controle precisam estar vigilantes para tornar mais difícil a missão daquele com intenção de fraudar a administração pública. Porém, muito mais do que aplicar punições, os órgãos de controle precisam orientar e esclarecer, ajudando a construir caminhos”, completou.

Reunião técnica

No período da tarde, representantes de órgãos de controle interno do país deram início à 26ª Reunião Técnica do CONACI.  O encontro teve continuidade na manhã desta sexta-feira (13) discutindo temas importantes como transparência das organizações sociais, da Lei das Estatais, dos resultados e benefícios do Sistema de Controle Interno e do Observatório da Despesa Pública.

A 26a Reunião Técnica foi realizada em Recife, Pernambuco.

A 26a Reunião Técnica foi realizada em Recife, Pernambuco.

ASCOM/STC com informações do CONACI

Acesso rápido

Contatos

contatos

Av. Carlos Cunha, s/n Edifício Nagib Haickel
CEP: 65.076-820
São Luís - MA

Fones:
(98) 98403-2259

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map