População de Bom Jardim participa de audiência pública de controle social e cidadania

O evento promovido pela Rede de Controle da Gestão Pública contou com a participação do Governo do Maranhão, TCE, TCU e CGU.

Visando o empoderamento do cidadão maranhense e a difusão dos mecanismos de transparência, a Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão realizou na manhã desta terça-feira (29) audiência pública de controle social e cidadania na cidade de Bom Jardim. O evento teve a participação de gestores públicos, representantes de entidades, lideranças comunitárias e cidadãos.

Com o painel “A Lei de Acesso à Informação e os mecanismos de transparência e controle social do Estado”, a Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) apresentou à comunidade os aspectos gerais da LAI e as ferramentas de transparência e controle social disponibilizadas pela STC, como Portal da Transparência, Portal Acesso à Informação, Sistema de Ouvidorias e Sistema e-SIC.

“As audiências públicas da Rede de Controle são uma via de mão dupla. Enquanto contribuímos com a formação de auditores sociais, aprendemos muito sobre a realidade dos municípios maranhenses. O controle social no Maranhão tem sido cada vez mais fortalecido e a STC tem papel central nessa história”, destacou o ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha.

O evento contou ainda com painéis e palestras que trataram sobre combate à corrupção, educação fiscal e cidadania, análise de prestação de contas.

O secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Maranhão e coordenador da Rede de Controle, Alexandre Walraven, define auditores sociais como pessoas da comunidade aptas a acompanhar a atuação das administrações municipais, especialmente no que se refere à aplicação dos recursos públicos, como forma de colaborar com as atividades exercidas pelos órgãos de controle.

“Precisamos que os cidadãos participem ativamente das atividades de controle externo”, explicou Walraven. “Maior participação social fortalece e estimula todos nós que atuamos nessa esfera importante para a promoção do bem-comum”, concluiu.

Para a audiência de Bom Jardim foram convidados representantes dos municípios de Amapá do Maranhão, Araguanã, Bela Vista do Maranhão, Cândido Mendes, Carutapera, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Godofredo Viana, Governador Newton Bello, Governador Nunes Freire, Igarapé do Meio, Maranhãozinho, Monção, Nova Olinda do Maranhão, Pindaré-Mirim, Santas Inês, Santa Luzia do Paruá, São João do Carú, Tufilândia e Zé Doca.

O ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha, participou dos debates em Bom Jardim.

O ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha, participou dos debates em Bom Jardim.

Acesso Rápido

Contatos

contatos

Av. Carlos Cunha, s/n Edifício Nagib Haickel. São Luís - MA
CEP: 65.076-820.

Fones:
Gabinete: (98) 98403-2259
Ouvidoria-Geral: (98) 98405-2089

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map