Escolas da Baixada Maranhense recebem ações do projeto Mais Controle Social

Cerca de 80 pessoas da comunidade escolar de Vitória do Mearim e Arari participaram das atividades promovidas pela Transparência do Governo do Maranhão

Estudantes e professores da rede pública estadual de Vitória do Mearim e Arari receberam na tarde desta terça-feira (29) atividades do projeto Mais Controle Social, da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC). Cerca de 80 pessoas entre lideranças estudantis, professores e gestores receberam formação sobre acesso à informação, controle social e mecanismos de transparência disponibilizados pelo Governo do Maranhão.

Em Arari, as atividades foram realizadas no Centro de Ensino Arimateia Cisne. Já em Vitória do Mearim, a comunidade do Centro de Ensino Estado do Espírito Santo. Nos dois municípios, o ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha, e assessor da Ouvidoria, Alberto Trabulsi, apresentaram e coordenaram as atividades do projeto, que visa estabelecer diálogo com a sociedade sobre transparência e controle, especialmente para fomentar a divulgação e o diálogo a respeito das ferramentas de cidadania à disposição do cidadão maranhense.

O objetivo principal é a promoção da democracia participativa, a efetividade dos direitos humanos e o combate à corrupção, além de incrementar melhorias dos serviços públicos do Governo do Maranhão com o foco do cidadão maranhense, verdadeiro dono dos recursos públicos.

“Estamos fortalecendo o controle social, através do diálogo com estudantes, professores, universitários, sociedade civil e profissionais. Apostamos, nesse sentido, no fortalecimento da transparência e controle em todos os setores da sociedade maranhense, e em especial os jovens”, explicou Marcos Caminha.

Cerca de 80 pessoas participaram das atividades promovidas pela Transparência.

Mais Controle Social em números

No ano de 2017, por meio do projeto Mais Controle Social, em pouco menos de um ano, 450 auditores sociais foram formados pelo projeto nos 13 visitados pela Transparência do Governo do Estado. Desde sua implantação, o projeto foi desenvolvido em vários setores organizados da sociedade, tais como: movimentos sociais, comunidade escolar, associações, sindicatos, além de conselhos de classe e profissionais em todo o Maranhão.

“O projeto Mais Controle Social é uma grande inovação da Transparência do Governo do Maranhão. Através dele, por exemplo, nossa equipe tem se deslocado até escolas, universidades e conselhos profissionais, apresentando as nossas ferramentas de transparência e de ouvidoria e recomendando o registro de demandas nos sistemas para o devido tratamento”, explica o secretário-chefe da Casa Civil e de Transparência e Controle, Rodrigo Lago. “O controle social serve tanto para prevenir atos de corrupção como para garantir maior eficiência à execução das políticas públicas”, finalizou.

Acesso Rápido

Contatos

contatos

Av. Carlos Cunha, s/n Edifício Nagib Haickel. São Luís - MA
CEP: 65.076-820.

Fones:
Gabinete: (98) 98403-2259
Ouvidoria-Geral: (98) 98405-2089

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map