Em 2018, alunos de mais de 60 escolas já foram ouvidos pelo projeto Conversando com a Escola

Nesta terça-feira (6), alunos do Centro de Ensino Dorilene Silva Castro tiveram uma manhã de atividade diferente. Equipes da Secretaria de Transparência e Controle (STC) e da Educação (SEDUC) estiveram na escola para apresentar os mecanismos de controle social disponibilizados pelo Governo do Maranhão e ouvir dos estudantes as demandas da escola. Esta foi a 67ª unidade de ensino visitada este ano pela equipe do projeto.

Como vem acontecendo desde 2016, o projeto promoveu uma roda de conversa que teve o objetivo de incitar a participação da comunidade escolar na gestão e estimular a formação cidadã dos estudantes da rede pública estadual. A ideia é viabilizar uma escuta mais próxima e qualificada da comunidade escolar, para avaliação dos serviços e de políticas públicas educacionais e, ao mesmo tempo, proporcionar aos gestores informações gerenciais para intervenções sistêmicas na administração pública.

Nas escutas em escolas, os alunos apresentam as demandas da unidade de ensino à ouvidoria da Secretaria de Educação.

Nas escutas em escolas, os alunos apresentam as demandas da unidade de ensino à ouvidoria da Secretaria de Educação.

A Transparência levou a palestra “Desenvolvimento cidadão”, proferida pelo secretário adjunto de Transparência, Steferson Ferreira. Em sua apresentação, o adjunto trabalhou os usos dos direitos dos cidadãos e a responsabilidade inerente aos deveres. Buscou ainda, em sua palestra, dar exemplos de corrupções próximas aos que os estudantes observam e praticam em seus cotidianos como furar fila, estacionar na vaga de idoso, fraudar carteira de estudante. “A honestidade é um valor muito nobre para se deixar perder pelas ‘pequenas’ corrupções”, refletiu.

“Desenvolvimento cidadão” foi o tema da palestra da STC.

“Desenvolvimento cidadão” foi o tema da palestra da STC.

“A palestra foi muito importante porque trouxe algumas informações que nós não sabíamos sobre nossos direitos e deveres como cidadãos, tirou várias dúvidas e mostrou para a gente que algumas situações que não julgamos erradas são corrupções”, explicou Ana Júlia, aluna da primeira série do Ensino Médio.

A equipe da SEDUC, liderada pela ouvidora Samira Simas, encerrou as atividades na escola ouvindo as demandas dos alunos e falando do trabalho desenvolvido junto à comunidade, com o propósito de ser um canal de aproximação entre escolas e a gestão pública.

Alunos da 1a série do Ensino Médio do Centro de Ensino Dorilene Silva Castro participaram da atividade.

Alunos da 1a série do Ensino Médio do Centro de Ensino Dorilene Silva Castro participaram da atividade.

Acesso rápido

Contatos

contatos

Av. Carlos Cunha, s/n Edifício Nagib Haickel. São Luís - MA
CEP: 65.076-820.

Fones:
Gabinete: (98) 98403-2259
Ouvidoria-Geral: (98) 98405-2089

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map