Transparência e Rede de Controle encerram calendário de audiências públicas de 2018 no município de Aldeias Altas

Cerca 60 pessoas estiveram presentes no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos de Aldeias Altas para mais uma edição da Audiência Pública de Controle Social e Cidadania. O evento foi promovido pela Rede de Controle da Gestão Pública na manhã desta quinta-feira (22).

Na ocasião, estiveram presentes órgãos de controle interno e externo do Maranhão como a Secretaria de Transparência do Governo do Maranhão (STC), Ministério Público, Tribunais de Contas do Estado e da União, o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Secretaria de Estado da Fazenda, além de gestores municipais, membros de entidades da sociedade civil e cidadãos.

O objetivo deste tipo de reunião pública é debater ferramentas de fiscalização da gestão pública, bem como formar cidadãos capacitados a exercer o controle social da administração. Entre os temas abordados, o controle interno, atuação das ouvidorias, prevenção e combate à corrupção e transparência.

“O que nós queremos com esta audiência pública é capacitar ainda mais os nossos servidores e os cidadãos na nobre tarefa de fiscalizar a gestão pública. E aqui teremos uma manhã para aprender e esclarecer dúvidas com as autoridades aqui presentes”, destacou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Aldeias Altas, Ribamar Amorim.

O evento foi promovido pela Rede de Controle da Gestão Pública na manhã desta quinta-feira (22).

O evento foi promovido pela Rede de Controle da Gestão Pública na manhã desta quinta-feira (22).

Transparência pública no Estado do Maranhão

Trabalhando para o empoderamento do cidadão maranhense e o fortalecimento do controle social do Estado, a STC trabalhou a palestra “Transparência pública: fomento ao controle social e acesso à informação”, com a finalidade de apresentar práticas para fortalecer a cultura de transparência.

Na oportunidade, o secretário adjunto de Transparência, Steferson Ferreira, apresentou à comunidade os aspectos gerais da Lei de Acesso a Informação (LAI) e as ferramentas de transparência e ouvidoria disponibilizadas pela STC, como Portal da Transparência, Portal Acesso à Informação, Sistema de Ouvidorias e Sistema e-SIC, além do Portal da Transparência da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Aldeias Altas.

“Vocês sabem quanto um vereador ganha?”, questionou Steferson Ferreira. “Vocês sabiam que o portal da Câmara de Vereadores daqui de Aldeias Altas disponibiliza essas informações para vocês? A gente quer que existam mudanças na realidade brasileira, mas nós cidadãos precisamos ser mais vigilantes com a gestão pública. A gente precisa se envolver porque o dinheiro público é nosso”, alertou o secretário adjunto.

“Transparência pública: fomento ao controle social e acesso à informação” foi o tema da palestra da STC.

“Transparência pública: fomento ao controle social e acesso à informação” foi o tema da palestra da STC.

“A conclusão que a gente pode ter dessa audiência pública é que nós precisamos pesquisar não somente quanto em dinheiro vem para o município, mas principalmente como este recurso está sendo utilizado”, destacou Eulina de Moraes, professora aposentada.

Os demais órgãos de controle trabalharam temas que iam desde a educação fiscal e cidadania até a análise de prestação de contas.

Cerca 60 pessoas participaram da audiência.

Cerca 60 pessoas participaram da audiência.

Acesso rápido

Contatos

contatos

Av. Carlos Cunha, s/n Edifício Nagib Haickel. São Luís - MA
CEP: 65.076-820.

Fones:
Gabinete: (98) 98403-2259
Ouvidoria-Geral: (98) 98405-2089

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map