“Nenhum outro estado teve desenvolvimento na área de ouvidoria e transparência como teve o Maranhão”, destacou ouvidor-geral da União em evento na capital

Na manhã desta segunda-feira (26), o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Júnior, esteve em São Luís para participar do encerramento do projeto ‘Conversando com a Escola’, desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Transparência e Controle (STC) e da Educação (SEDUC).

Na ocasião, Waller Júnior fez elogios ao Governo do Estado pelo desenvolvimento de tecnologias, projetos e ações concretas que levaram o Maranhão ao topo da transparência no Brasil.

“Verificar a evolução na área de ouvidoria e transparência no Maranhão é fantástico”, celebrou o ouvidor-geral da União. “A gente, há três anos e dez meses atrás, foi procurado por uma equipe que estava tentando montar uma área de transparência e de ouvidoria aqui no Maranhão. Essa equipe procurava uma forma mais participativa de gestão, onde o cidadão pudesse ser ouvido”, contou referindo-se ao início da gestão de transparência no Estado no ano de 2015.

Maranhão: do fim da fila ao topo da Transparência Nacional

“Ao longo do tempo, a gente vem acompanhando, primeiro na parte de transparência, onde o Maranhão tirava zero e de repente começou a tirar dez, depois de muito esforço da equipe, criando um portal da transparência, trazendo o SIC e sendo o primeiro estado a adotar a ferramenta do e-OUV. Em 2015, nós cedemos o código-fonte a equipe da STC fez o processo de customização para o estado do Maranhão e a aplicação sendo referência para todos os estados”, relatou Waller Júnior.

Por meio dessas evoluções promovidas pelo Governo do Maranhão, de 2015 até o mês de novembro deste ano, foram computados pouco mais de 5 milhões de acessos ao Portal da Transparência. Em 2017, o Governo recebeu 1.939 pedidos de acesso à informação e 12.664 manifestações de ouvidoria.

“Essa evolução no Maranhão fica clara quando nos verificamos que em dois concursos de boas práticas o Maranhão está sempre entre os primeiros, principalmente a Secretaria de Educação que este ano ganhou dois prêmios. Nenhum outro estado teve desenvolvimento na área de ouvidoria e transparência como teve o Maranhão”, concluiu o ouvidor-geral.

Foto: Lauro Vasconcelos

Foto: Lauro Vasconcelos

Acesso rápido

Contatos

contatos

Av. Carlos Cunha, s/n Edifício Nagib Haickel. São Luís - MA
CEP: 65.076-820.

Fones:
Gabinete: (98) 98403-2259
Ouvidoria-Geral: (98) 98405-2089

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map